Passei muito mal nestes últimos dias com muita tosse e hoje uma pessoa me disse: "Com certeza é REFLUXO". Aí eu lembrei que eu já havia feito os exames e o médico já tinha feito este diagnóstico. Então eu pensei: "Estou tomando os remédios, então o que eu estou fazendo de errado?". Resposta: ALIMENTAÇÃO ERRADA.
Por isso estou aqui, pesquisando o que eu não posso comer para evitar crises de refluxo.
Alimentos a evitar na esofagite (refluxo)
Alguns alimentos a evitar na esofagite são:
- refrigerantes; bebidas alcoólicas; alho;
- pimenta; molhos; sal ou açúcar em excesso;
- carnes gordurosas; comidas indigestas;
- bebidas com gás; tomate; frituras; pimentão;
- leite; côco; pudim; laranja; café;
- chocolate; sanduiches; balas, chicletes e doces industrializados.
Em caso de esofagite recomenda-se investir nos alimentos crus, cozidos ou assados de forma simples, sem molhos. Comer de 3 a 4 porções de frutas que não sejam ácidas, como bananas e mamão, pode auxiliar no tratamento. Beber bastante água e praticar algum tipo de atividade física com regularidade também são indicados.
Alimentação: o que fazer ?
- Aumentar o número de refeições (5-6x/dia), reduzindo o volume das mesmas.
- Não ingerir líquidos durante as grandes refeições (almoço e jantar).
- Evitar extremos de temperatura (alimentos muito frios ou quentes).
- Excluir da dieta condimentos picantes e especiarias irritantes à mucosa esofágica (pimenta do reino, pimenta malagueta, hortelã, canela, menta).
- Evitar o consumo de alimentos que contêm cafeína e teobromina (café, refrigerante tipo cola, chá preto, achocolatado).
- Reduzir a ingestão de alimentos gordurosos (feijoada, sarapatel, caruru, acarajé, carnes gordas e frituras), pois também relaxam o Esfíncter Esofágico Inferior, conduzindo ao RGE.
- Dar preferência às preparações cozidas, para que não ocorra agressão mecânica à mucosa do esôfago.
- Excluir da dieta bebidas gaseificadas e alcoólicas.
Dicas inteligentes
- Reduzir a ingestão de alimentos ricos em enxofre e flatulentos (formadores de gases), tais como: cebola, couve-flor, repolho, acelga, batata doce, milho verde, brócolis, nabo, feijão seco, lentilha, castanha, amendoim, melancia, doces em pasta, conservas e bebidas gasosas ou muito açucaradas.
- Consumir diariamente frutas e verduras, a fim de evitar a obstipação (“prisão de ventre”), a qual proporciona maior desconforto abdominal.
- Observar se o consumo de frutas cítricas (laranja, acerola, limão, umbu) e alimentos ácidos (tomate, vinagre) causam desconforto, para que os mesmos sejam evitados na dieta.
- Mastigar bem e devagar os alimentos, realizando as refeições sem pressa e em ambiente tranqüilo.
- Reduzir o peso, caso se encontre com sobrepeso, para que a pressão intragástrica reduza, minimizando desconforto abdominal.
- Realizar as refeições em posição ereta e, se acamado, elevar a cabeceira da cama em 45 a 90 graus.
- Evitar o uso de roupas e cintos apertados.
- Abster-se do fumo, pois a nicotina é potente irritante gastroesofágico.
A dieta alimentar é 80% para cura da doença. Pois se não fizermos a dieta junto com a medicação, ela volta pior. Fazer uma dieta, eliminando frutas cítricas; temperos de toda espécie, cebola, ketchup, vinagre, enfim tudo que produz aumento da secreção ácida.
Evitar bebidas com gás: água mineral e refrigerantes; cervejas, sucos e vinhos. Utilizar o mamão no café da manhã e após o almoço substituindo as sobremesas, é um santo remédio!
Ao dormir procure elevar o colchão na cabeceira aproximadamente 20 cms, ou um travesseiro firme e mais alto, para evitar o refluxo gástrico à noite. Utilizar água mineral sem gás, em média beber 2 litros por dia, e observar que o PH da água seja maior que 7,0, pois, quanto maior o PH melhor para reduzir a acidez estomacal. O PH do estômago é de 4.0 ( Muito ácido).
No jantar diminuir a quantidade de alimentos, procurando não ingerir líquido nas refeições, somente 30 minutos após (Utilizar água).
Fazer de preferência: 4 refeições diárias, sendo 2 substanciais no café da manhã e almoço e as demais bem leves.
Se possível jantar no máximo até as 20:00 hrs. e se possível fazer uma caminhada de 30 minutos.
Evitar os molhos de qualquer espécie são muito ácidos. Cuidado com as festas de final de ano, pois ingerimos muita bebida alcoólica, juntamente com carnes temperadas, perus, suínos, etc.
Dieta para Refluxo Gastro-Esofágico e Gastrites Alimentos não recomendados:
Refrigerantes, café puro, chá mate, frituras em geral, preparáveis à milanesa e empanados, batata frita, pipoca, pastel, coxinhas, bolinhos de queijo, empadinhas; Condimentos: pimentas, mostarda, catchup, vinagre, molho de tomate, picles, maionese; Vegetais: brócolis couve-flor, repolho, pimentão, pepino, tomate; Frutas ácidas cruas, laranja, acerola, maracujá, abacaxi, morango, limão, uva, banana nanica; Salgadinhos de pacote: amendoim e similares; Queijo prato ou mussarela, presunto, mortadela, linguiça, bacon, salsichas, salame, hambúrguer, carne de porco, picanha; Doces concentrados em açúcar leite condensado, creme de leite, goiabada, doce de leite, cocada, pé de moleque; Biscoitos recheados e os do tipo waffers; Chocolates e achocolatados(nescau); Chicletes, balas; miojo; estrogonofe.
Alimentos preferidos:
Pães, torradas, biscoitos simples; Margarina ou requeijão light; Arroz, farinhas, massas com pouco ou sem molho; Caldo de feijão; Carne de boi, ave, peixe grelhados ou cozidos (sem molhos); Ovos cozidos ou poches; Leite, coalhada, queijo branco, ricota; Iogurtes, yakult e danones devem ser consumidos com critério; Verduras e legumes cozidos, folhas de alface crua; Frutas como; Mamão, pera, maçã ameixa, pêssego, banana prata- maçã, laranja lima, melão, melancia, manga; Frutas ácidas como abacaxi, goiaba devem ser cozidas antes de serem consumidas; Sobremesas: gelatina, pudins sem calda, sagú, bolo simples; Temperos: na quantidade de 2 colheres de chá por dia de Óleo de soja ou canola ou margarina, cebola, alho, salsinha; Chás- de- ervas, sucos de frutas não ácidas. Os sucos de frutas industrializados devem ser consumidos com critério moderadamente de diluídos.
Recomendações:
Coma devagar e mastigue bem os alimentos; Faça de 5 a 6 refeições por dia, em pequenas quantidades e em intervalos regulares; Faça as refeições em ambiente tranquilo; Evite ingerir líquidos durante as refeições, não faça refeições volumosas antes de deitar, não comer, deitado ou assistindo TV, evitar alimentar-se 1 hora e meia antes de dormir.
Estas informações podem me ajudar a melhorar o meu quadro de crises de refluxo. Porém o meu sintoma é meio estranho e vou pesquisar sobre isso. Eu tenho uma tosse insuportável e quero saber qual a relação do refluxo com a tosse.
Excelente as informações que aqui estão sendo prestadas. Parabéns!
ResponderExcluirO ácido que sobe com refluxo pode gerar a tosse .
ResponderExcluirO ácido que sobe com refluxo pode gerar a tosse .
ResponderExcluirSim pode gerar tosse pigarro e alteraçao na voz
ExcluirO ácido que sobe com refluxo pode gerar a tosse .
ResponderExcluirEm Janeiro comecei com uma tosse esquisita e irritativa. Pensei ser tosse alérgica. Quanto mais tossia mais a garganta ficava irritada. A garganta irritada provocava-me ainda mais tosse e não passava daqui. Fiz três tratamentos com antiestaminicos onde o ultimo já usei uma bomba e uns comprimidos com uma percentagem de cortisona. Melhorava um pouco, mas voltava tudo ao mesmo. Fiz um teste de alergia e não era alérgica. Usei e abusei do sumo de limão com mel, gengibre e chá de limão a pensar que fazia bem à garganta. Acontecia precisamente o contrário. Comecei a ficar rouca, a perder a voz e a ter muito muco. Decidi ir a um Otorrinolaringologista onde ele me disse que tinha a garganta toda queimada e que suspeitava de ser de refluxo. Comecei com um tratamento, fiz endoscopia e o teste à bactéria Pylori o qual deu positivo. Já fiz também o tratamento à tal bactéria e continuo a a tomar Lansoprasol. Agora evito muitos alimentos que comia antes. Todos os dias comia laranja de manhã. Sinto-me melhor, mas tenho de evitar muitos alimentos dos que aqui foram referidos como prejudiciais.
ResponderExcluirObrigada. Minha mãe está sofrendo disso e quero ajudá-la a comer. Excelente texto.
ResponderExcluirObrigada. Minha mãe está sofrendo disso e quero ajudá-la a comer. Excelente texto.
ResponderExcluirA cevada de malte pode ser tomada como bebida?
ResponderExcluirA dieta para quem tem esófago de Barret é a mesma?
Tambem gostaria de saber...descobrir que to com esofago.de barret..muito medo
ExcluirTambem gostaria de saber...descobrir que to com esofago.de barret..muito medo
ExcluirPara descobrir faça um exame de endoscopia .. O medico gastro vai lhe dizer detalhadamebte oque voce tem e quais precauções. Para melhorar ou prevenir doenças desse tipo
ExcluirFoi muito esclarecedor , me ajudou a intender melhor o tratamento e os sintomas da Esofagite . obrigada .
ResponderExcluirFoi muito esclarecedor , me ajudou a intender melhor o tratamento e os sintomas da Esofagite . obrigada .
ResponderExcluirExcelente explicação, eu tenho esofagite e estou fazendo tratamento c gastro e auxílio de uma nutricionista, e os alimentos e restrições idênticos!
ResponderExcluirFiz endoscopia e deu esofagite, o problema é que tenho sentido falta de ar contratante principalmente quando tomo café da manhã, já fiz ecocardiograma, espirometria, router, eletro, tomografia do tórax e não deu nada, gostaria de saber qual a relação da esofagite e falta de ar.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMarcos estou com o mesmo problema. Descobriu o motivo da falta de ar em relação com a esofagite?
ExcluirPor favor se souber me responda!!!!
Meu email: contato@monicastaut.com
Tambem tenho esofagite. Mas tambem tive H pylore que foi tratado e tenho hernia de hiato. E é quase certeza que a falta de ar está ligado a hernia de hiato ou esofagite ou os dois. Mas acredito que a minha falta de ar é causada pela hernia.
ExcluirE tudo começou com azia, queimação forte no estomago que ardia até a garganta. Acho que tem relação porque tive uma falta de ar tremenda no começo e depois de uma forte queimação que quase arrebentou minha garganta o ar voltou a ficar normal.
ExcluirA exofagite causa inflamação no exofago assim consequentemente o cerebro força a respiraçao mais rapida e ofegante para que a passagem de ar nao seja obstruida em um surto de. Refluxo gastroexofagico
ExcluirOcorre que para nao inalar fluido gastrico para os pulmões a respiraçao se torna mais acelerada e ofegante deicha do assim o individuo com falta de ar ... Tratem o refluxo a exofagite e uma doença causada pelo refluxo do suco gastrico intestinal
ExcluirIsso só melhora com a dieta.é horrível. Tenho tbm
ExcluirEntāo...
ResponderExcluirVero.
ExcluirVero.
ExcluirAlimentos indicados; acima fala que leite não pode, abaixo fala que pode. E então, sim ou não?
ResponderExcluirAlimentos indicados; acima fala que leite não pode, abaixo fala que pode. E então, sim ou não?
ResponderExcluirEu tenho esse problema de refluxo, posso tomar chá mate? Com esse frio não tá para suportar só tomar água de coco.
ResponderExcluirMeus sintomas são ,sensação de estomago cheio ,má digestão ,O APETITE CONTINUA ÖTIMO ,tive umas crises de arritmia que logo tratei ,dor de cabeça e boca sempre seca ,estou tomando DEXILANT a 5 dias ,parece que está melhorando ,porém desde que comecei a tomar esse remédio me sinto enjoado ,perdi um pouco do apetite que mesmo com esse problema ,era voraz minha fome ,alguém tem esses sintomas ?
ResponderExcluirO leite para não fazer mal é o leite sem lactose
ResponderExcluirFez-me bem.Felicidades
Tenho esofagite b.minha garganta dói muito. O q fazer?.atrapalha eu cantar.
ResponderExcluirTo me sentindo muito ruim do espfago, alguem tem algum grupo sobre esofagite pra trocarmos experiência..
ResponderExcluirTenho esofagite e gastrite constatado pela endoscopia,hoje vivo na dieta zero de gorduras nossa como e difícil depois das pesquisas que fiz pude perceber que irei viver de dieta a Ninha vida inteira pra poder viver bem 😔
ResponderExcluirEU FUI DIAGNOSTICADO COM ESOFAGITE EROSIVA GRAU A O QUE POSSO COMER NO CAFÉ DA MANHÃ ALMOÇO E JANTAR ?
ResponderExcluir