Dieta, alimentação saudável e dicas para viver melhor e com saúde. Especialmente para pessoas com Hipertensão, Colesterol e Triglicerídeos altos.
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Dicas de alimentação: esofagites, refluxo, gastrites, úlceras
Dicas de alimentação: esofagites, refluxo, gastrites, úlceras
Pessoas que tenham esofagites, gastrites ou úlceras, costumam tolerar mal alguns alimentos. Isto não significa que você seja, obrigatoriamente, uma delas, mas certamente sua eliminação ou redução no consumo ajudará bastante qualquer tratamento. Os mais comuns são:
1. BEBIDAS ALCOÓLICAS de quaisquer tipos, já que o álcool é um grande irritante para o aparelho digestivo.
2. CAFÉ PRETO puro, em grandes quantidades ou pequenas quantidades repetidas (copinhos, cafezinhos). Um pouco de café “pingado” no leite não costuma causar maiores problemas. O mesmo vale para o CHÁ PRETO. Os demais chás, bem fraquinhos e com pouco açúcar ou adoçante não costumam causar problemas.
3. LEITE pode ser consumido normalmente, sem abusos. Hoje sabemos que leite em excesso é prejudicial para estes problemas digestivos.
4. ÁCIDOS de um modo geral: COCA-COLA, LIMÃO PURO (caipirinhas), LARANJAS AZEDAS, VINAGRE, entre outros. Para temperar saladas, se achar indispensável, usar vinagre bem diluído em água.
5. CONDIMENTOS e CONDIMENTADOS, como as PIMENTAS (de quaisquer tipos: vermelha, verde, do reino, etc), as MOSTARDAS (preta e amarela), os PICKLES ou outros vegetais enlatados de tempero forte.
6. GORDURAS, em geral, frituras, milanesas, molhos, maioneses, costumam facilitar as AZIAS por abrirem a boca do estômago. Devem ser usadas sem abuso. O mesmo vale para os CHOCOLATES (em barra, bombons, Nescau®, etc), principalmente para quem tem “boca do estômago aberta” - hérnia de hiato).
Também deve ser ABANDONADO O USO DE FUMO (cigarros, charutos, cachimbo, fumo mascado, etc), pois o tabaco é prejudicial a tais problemas. Quem não consegue largar totalmente, deve reduzir o máximo possível o uso. As pessoas devem, também, em especial quem tem hérnia na boca do estômago, EVITAR DEITAR-SE COM O ESTÕMAGO CHEIO, logo após uma refeição, pois isto facilita o refluxo e aumenta a azia e a esofagite. O ideal é fazer a última refeição pelo menos TRÊS HORAS antes de deitar-se. Se houver necessidade, comer algo leve para “enganar a fome”. Um pouco de leite com um ou dois biscoitos água e sal ou cream-cracker, sem margarina. Poderá ainda ser colocado sob a CABECEIRA DA CAMA, um TOCO DE MADEIRA maciça de uns quinze centímetros para evitar o refluxo da comida. Fonte: www.servmedsaude.com.br
Esofagite - Alimentos que deve evitar
Esofagite tem cura.
A esofagite é uma inflamação do esôfago, que localiza-se entre a garganta e o estômago, que causa muito desconforto, mas que felizmente tem cura. Esta cura pode ser alcançada com a toma de medicamentos que consigam diminuir a acidez estomacal, além de diminuir o refluxo gastro-esofágico, e com algumas alterações na alimentação do indivíduo.
Alimentos a evitar na esofagite
Alguns alimentos a evitar na esofagite são:
- refrigerantes; bebidas alcoólicas; alho;
- pimenta; molhos; sal ou açúcar em excesso;
- carnes gordurosas; comidas indigestas;
- bebidas com gás; tomate; frituras; pimentão;
- leite; côco; pudim; laranja; café;
- chocolate; sanduiches; balas, chicletes e doces industrializados.
Em caso de esofagite recomenda-se investir nos alimentos crus, cozidos ou assados de forma simples, sem molhos. Comer de 3 a 4 porções de frutas que não sejam ácidas, como bananas e mamão, pode auxiliar no tratamento. Beber bastante água e praticar algum tipo de atividade física com regularidade também são indicados.
Tratamento caseiro para esofagite
Um ótimo tratamento caseiro para combater os sintomas da esofagite é tomar o suco puro de uma batata crua. Para conseguir este suco basta passar a batata cura no processador de alimentos ou ralar a batata e depois expremê-la até retirar todo o seu suco. Este suco deve ser tomado diariamente em jejum até que os sintomas da esofagite desapareçam.
Cirurgia para esofagite
A cirurgia é indicada para casos mais graves de esofagite quando o indivíduo possui complicações como o esôfago de Barret ou hérnia de hiato, por exemplo. Ela consisite basicamente em promover o bom funcionamento da válvula cardia, para manter o conteúdo gástrico dentro do estômago, evitando a sua subida pelo esôfago ou na eliminação da hérnia que empurra o conteúdo de dentro do estômago para cima.
Dr. Arthur Frazão (Médico)
O que é Esofagite?
O que é Esofagite?
Sinônimos: Inflamação do esôfago
Esofagite é um termo geral para qualquer inflamação, irritação ou inchaço do esôfago, o tubo que liga a parte posterior da boca ao estômago.
Esôfago é o canal que leva o alimento até o estômago.Causas
A esofagite é causada frequentemente pelo refluxo do fluido do estômago que contém ácido para o esôfago, uma condição chamada refluxo gastroesofágico. Uma doença autoimune chamada esofagite eosinofílica também causa essa condição.
Os seguintes fatores podem aumentar o risco de esofagite:
- Uso de álcool
- Fumo
- Cirurgia ou radiação torácica (por exemplo, tratamento para câncer de pulmão)
- Vômitos
Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos devido ao HIV ou a determinados medicamentos (como corticoides) podem desenvolver infecções que levam à esofagite.
A infecção do esôfago pode ser causada por fungos, infecções por cândida ou vírus como herpes ou citomegalovírus.
Exames
O médico pode realizar os seguintes exames:
- Série gastrointestinal superior (raio x de bário de deglutição)
- Remoção de um pedaço de tecido do esôfago para exame (biópsia)
Sintomas de Esofagite
A infecção ou irritação pode levar à inflamação do esôfago. Podem aparecer úlceras. Os sintomas podem incluir:
- Dificuldade para engolir
- Dor ao engolir
- Queimação (refluxo ácido)
- Rouquidão
- Dor de garganta
Buscando ajuda médica
Consulte um profissional da área da saúde se tiver sintomas de esofagite.
Tratamento de Esofagite
O tratamento depende da causa específica. O refluxo pode exigir medicamentos para reduzir a acidez. As infecções exigem antibióticos.
Expectativas
As doenças que causam esofagite normalmente respondem ao tratamento.
Complicações possíveis
Se não for tratada, a esofagite poderá causar muito desconforto e levar ao aparecimento de cicatrizes (estenose) no esôfago. Isso pode causar dificuldade de deglutição de alimentos ou medicamentos.
Uma condição chamada esôfago de Barret pode se desenvolver depois de anos com refluxo gastroesofágico. Em casos raros, o esôfago de Barret pode levar ao câncer de esôfago.
Fontes e referências:
- Orlando R. Diseases of the esophagus. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 140.
DIETA PARA TRIGLICERÍDEOS ELEVADOS
|
Dieta para Triglicerídeos
Dieta para Triglicerídeos
A dieta mais indicada para indivíduos que estão com a taxa de triglicerídeos alta envolve o consumo de alimentos ricos em omega 3 como:
- salmão,
- farinha de feijão-branco,
- limão,
- berinjela,
- nozes.
Os alimentos são ricos em ômega 3, diminuem a absorção dos triglicerídeos e facilitam o metabolismo das gorduras.
Dieta para baixar o triglicerídeo
A dieta para triglicerídeos envolve:
- Redução de alimentos gordos e doces da alimentação;
- Perda de peso (em caso de sobrepeso ou obesidade);
- Tratamento da diabetes (quando presente);
- Exercício físico (de intensidade moderada e regular);
- Diminuição do consumo de bebidas alcoólicas.
Os triglicerídeos são uma espécie de gordura no sangue, e quando alcança valores acima de 200 mg/dl, é considerado triglicerídeo alto e deve ser tratado.
O melhor profissional para tratar a hipertrigliceridemia é o cardiologista, que de acordo com a necessidade irá prescrever medicação adequada.
Tatiana Zanin (Nutricionista)
Assinar:
Postagens (Atom)